São Paulo, sexta-feira, 6 de setembro de 1996
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Empresas estudam o vale-ingresso

DA SUCURSAL DO RIO

A venda de ingressos de eventos esportivos sofrerá uma pequena revolução a partir do ano que vem, caso seja bem-sucedido o projeto do vale-torcedor.
As empresas RS Sport (Rio) e Drukker (São Paulo) desenvolveram uma proposta inspirada, mas com diferenças, no sistema de tíquetes-refeição.
Cinco empresas distribuiriam aos consumidores de seus produtos vales unitários de R$ 0,25 a R$ 10,00.
Tais vales equivaleriam a dinheiro na compra de ingressos para os eventos dos esportes conveniados.
Se alguém tivesse R$ 10,00 em vales, os trocaria, por exemplo, por um ingresso de arquibancada para uma partida do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Se reunisse R$ 3,50, teria de acrescentar R$ 6,50 em dinheiro.
"As empresas ganhariam com aumento na venda dos produtos e ao associar sua imagem ao esporte", disse o empresário Roberto Seabra, da RS Sport.
"Os clubes ganhariam ao preencher espaços hoje ociosos nos estádios, cuja média de ocupação é muito inferior à capacidade."
Troca
Os clubes trocariam os tíquetes por uma quantia próxima a 80% do valor de face -os outros 20% ficariam para as empresas que produzem e administram o sistema.
O projeto é nacional e não se resume ao futebol. "Atingindo muitos esportes, podemos vender, já em 1997, de 10 milhões a 20 milhões de ingressos com vale-torcedor."
Seabra, ex-sócio do ministro dos Esportes na Pelé Sports e Marketing, já começou a apresentar a proposta a várias empresas.
"Seriam cinco, com exclusividade em seus segmentos, como refrigerantes, rede de postos de gasolina e montadoras de automóveis", contou ele.
"Vamos privilegiar as empresas que têm uma mídia forte ligada ao esporte em TV e na imprensa."
Roberto Seabra afirmou não saber o volume de dinheiro a ser movimentado com o projeto.
"Dependerá de quanto as empresas investirem em mídia e de quantos ingressos se vender", declarou.
A Zupt Propaganda foi contratada para detalhar as ações promocionais do programa, que nos próximos dias será levado a clubes e entidades esportivas.
A RS Sport é a empresa que desenvolve desde junho o projeto Vasco 2000, que mudou o marketing do clube de futebol carioca e obteve patrocinadores que financiaram a contratação do jogador Edmundo.

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