São Paulo, sexta-feira, 6 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anúncio quebra tabu na Rússia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Ao admitir problemas de saúde, Boris Ieltsin quebrou ontem um dos principais tabus de gerações de líderes do Kremlin, a sede do governo russo, antigo centro de poder do regime soviético.
Na Rússia, saúde ruim sempre foi considerada perda de poder político. Na época da URSS, a saúde dos líderes era considerada um segredo, e o Estado chegava a limites bizarros para esconder os problemas de saúde dos líderes.
Quando Leonid Brejnev estava doente, suas fotos eram falsificadas, e eventos eram especialmente criados para a televisão sugerindo que ele estava bem.
Meses antes de seu sucessor, Iuri Andropov, morrer, as autoridades soviéticas diziam que ele tinha apenas uma gripe.
O próprio Ieltsin pode ter se utilizado dos mesmos meios para esconder a sua situação real.
Após uma internação no ano passado, o Kremlin divulgou uma foto que disse ser de Ieltsin voltando à vida normal: mas a foto era idêntica a uma outra tirada meses antes no mesmo local.
Detalhes sobre seu Estado de saúde nos últimos meses também estavam sendo omitidos. Anteontem o chefe de gabinete russo, Anatoli Tchubais, havia prometido adotar uma política transparente em relação a Ieltsin.
Ele disse que a mudança ocorreria "nos próximos dias". Apesar da falta de detalhes, a promessa começou a ser cumprida ontem, com o anúncio da operação feito pelo próprio presidente.

Texto Anterior: A saúde do presidente russo
Próximo Texto: Descoberto novo modo de ataque do HIV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.