São Paulo, sexta-feira, 6 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descobertas contas secretas de Hitler

Dinheiro seria do livro 'Minha Luta'

DO "THE INDEPENDENT"; DA "REUTER"

Contas de banco que podem ter o dinheiro obtido com os direitos autorais do livro "Mein Kampf" ("Minha Luta"), de Adolf Hitler, foram descobertas por investigadores que buscavam bilhões de dólares roubados de judeus.
Documentos de arquivos dos EUA mostram que um dos principais colaboradores de Hitler abriu contas no Union Bank of Switzerland depois que o livro passou a ser obrigatório nas escolas alemãs. A conta estava no nome de Max Ammann, dono da editora do livro.
"É bem possível que os lucros do livro no exterior estejam nas contas", diz relatório dos EUA.
Em Hamburgo (norte da Alemanha), o sociólogo americano Daniel Goldhagen, ao iniciar um giro no país para lançar o livro "Os Carrascos Voluntários de Hitler - Alemães Comuns e o Holocausto", admitiu ter cometido erros.
No livro, ele diz que o Holocausto foi causado pelo anti-semitismo da maioria dos alemães. Ontem, Goldhagen afirmou que tinha ignorado aspectos históricos como "o efeito da Primeira Guerra na radicalização da sociedade alemã".

Texto Anterior: Furacão se aproxima da costa dos EUA
Próximo Texto: Arafat se diz satisfeito com reunião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.