São Paulo, sábado, 7 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenas da Independência se perdem

ROGERIO WASSERMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

Na madrugada do dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente Pedro de Orleans e Bragança, acompanhado de sua comitiva, saiu de Santos em direção a São Paulo, onde à tarde proclamaria a Independência do Brasil. Passados exatos 174 anos, pouco resta daquele cenário.
O local exato do famoso grito de Independência se perdeu ao longo do tempo. O rio Ipiranga, de margens plácidas, se transformou em um córrego canalizado e malcheiroso, estragando a bonita paisagem do parque da Independência.
Santos e São Paulo, então pequenas vilas de poucos milhares de habitantes, tornaram-se, respectivamente, o maior porto e a maior metrópole da América Latina.
Ligação
A Calçada do Lorena, construída em 1792, pelo então governador Bernardo José Maria de Lorena, era a principal via de ligação entre a capital e a Baixada Santista.
Por ela a comitiva de d. Pedro, que incluía de 15 a 20 pessoas, chegou aos Campos do Ipiranga, um afastado bairro na entrada de São Paulo.
A estrada, a primeira pavimentada em toda a América do Sul, só deixou de ser utilizada em 1841, quando da construção da Estrada da Maioridade.
Desde então a Calçada do Lorena foi abandonada e tomada pela vegetação e pela terra trazida por desmoronamentos.
A estrada do Caminho do Mar, construída por Washington Luiz em 1922 em comemoração do centenário da Independência, utilizou parte de seu traçado.
Restaurada pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Eletropaulo, responsável por sua conservação, entre 1989 e 1992, a Calçada do Lorena não chegou a ser aberta ao grande público.
A Caminho do Mar, única via de acesso à calçada, está interditada desde fevereiro de 1994, quando uma forte chuva provocou desabamento de parte de seu traçado.
Hoje, apenas pequenos grupos, principalmente de escolas da região de São Bernardo e Cubatão, visitam o local em excursões guiadas.
A recuperação da Caminho do Mar é uma das condições previstas pelo edital de concessão do sistema Anchieta-Imigrantes e deve ser iniciada em 1997.

Texto Anterior: Relatório faz críticas ao PAS
Próximo Texto: Quadro é distante do real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.