São Paulo, sábado, 7 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodolfo Konder lança coletânea de textos

Secretário edita artigos

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário da Cultura do município de São Paulo, o jornalista Rodolfo Konder, acaba de lançar "As Portas do Tempo".
Editado pela Saraiva, o livro é uma coletânea de artigos escritos por Konder para vários órgãos de imprensa do país, entre eles a Folha.
"Esse é o meu 9º livro. É mais uma tentativa de vencer a mortalidade", disse o autor em entrevista ao jornal.
Com 140 páginas, o trabalho reúne 45 artigos, tratando de Juan Perón ao cineasta Glauber Rocha, passando por questões da política internacional.
"O trabalho é mais um exame de minha trajetória como jornalista. Não sou um intelectual. Comecei meu trabalho em uma agência internacional de notícias, a Reuter. Desde 1965 convivo com a política internacional."
Um exemplo desse convívio pode ser observado no texto "Lágrimas de Crocodilo", de 1968, em que o autor escreve sobre a situação na então União Soviética.
"Há quase dois meses, o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Leonid Brejenev, recebeu um grupo de representantes estrangeiros e, ao se referir às divergências já então evidentes entre a cúpula russa e os dirigentes da Theco-Eslováquia, reiterou com veemência a determinação da URSS de não interferir nos assuntos internos thecos, reafirmando a amizade sólida entre os países."
Entre os vários motivos que levaram Konder a lançar "As Portas do Tempo", um se destaca: a inquietação.
O autor afirma que o livro é o resultado de sua visão sobre uma nova situação mundial: "Hoje, depois do fim de uma batalha ideológica entre dois blocos mundiais, parece que temos um certo poder de recriar o mundo. Há mais alternativas".

Livro: As Portas do Tempo
Autor: Rodolfo Konder

Texto Anterior: Gerald Thomas expõe sua visão sobre a atual crise de expressão artística
Próximo Texto: MUDANÇAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.