São Paulo, sábado, 7 de setembro de 1996
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"Raça Brasil" descobre o país negro

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

Mais 100 mil exemplares da revista "Raça Brasil" começaram a ser distribuídos ontem, em todo o país. A revista, que foi lançada na última segunda-feira, teve 65% de sua tiragem total (200 mil exemplares) vendidos em três dias, segundo Roberto Melo, 39, diretor editorial da Símbolo.
Com o slogan "a revista dos negros brasileiros" e a atriz Isabel Fillardis na capa, "Raça Brasil" vendeu 23% da tiragem destinada a Curitiba em três dias e 60% dos exemplares planejados para Belo Horizonte em dois dias.
Segundo a Símbolo, 20% dos exemplares destinados a Salvador e 18% dos de São Paulo foram vendidos em um dia. Em Ribeirão Preto, a revista vendeu 15% da tiragem local no dia do lançamento.
A maior demanda foi atingida em Porto Alegre. Em um dia, a publicação vendeu 32% dos exemplares destinados à capital.
"A demanda aponta o buraco de informação que existia para os negros. Nos Estados Unidos, existem mais de 30 publicações deste tipo", afirma Macedo.
Pitanga
A partir de segunda-feira, a editora inicia a divulgação de "Raça Brasil", em televisão, com um comercial de 30 segundos, estrelado pela atriz Camila Pitanga.
Ela também ilustra a capa do segundo número da revista, que será concluído na próxima semana.
O número tem, como destaques, uma entrevista com a jornalista Glória Maria e uma reportagem de comportamento sobre os mitos sexuais relacionados à raça negra.
"Raça Brasil" traz também textos sobre beleza e cultura, considerados a espinha dorsal da revista, segundo o editor Aroldo Macedo.
Na capa do terceiro número da revista, para novembro, Macedo já planeja colocar a atriz Zezé Mota.
"Azzeviche"
"Azzeviche", lançada em julho pelo Centro de Estudos e Cooperação Brasil-Continente Africano e Diáspora, é outra publicação dirigida ao público negro que chega ao mercado editorial brasileiro.
A revista foi lançada inicialmente em bancas de jornal e institutos culturais do Rio de Janeiro, mas começa a ser distribuída também em São Paulo neste mês.
"Queremos apenas mostrar tudo o que acontece na comunidade afro-brasileira", afirma o editor Luiz Eduardo Oliveira.
Cartilha
Desenvolvida pelo Geledés - Instituto da Mulher Negra, a revista "Fala, Preta" também traz informações para a comunidade negra, com enfoque educacional.
"Fizemos uma cartilha para os jovens em formato de revista, com textos abrangentes que tratam de sexualidade e racismo", explica a coordenadora Edna Roland.
A revista, com tiragem de 3.000 exemplares, não está em bancas, mas pode ser retirada gratuitamente na sede do Geledés.

Onde encontrar - Geledés (pça. Carlos Gomes, 67, 17º andar, cj. M, Liberdade, tel. 011/606-1499)

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