São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Experiência atraiu famílias

GILBERTO DIMENSTEIN
DE NOVA YORK

A redução da criminalidade em South Bronx, com 173.592 habitantes, é um dos exemplos da eficácia do envolvimento da comunidade.
Apesar dos avanços, o homicídio é ainda a principal causa de morte entre jovens.
Quando eles começaram a reformar os prédios e apartamentos, estancaram o fluxo de moradores para outras regiões e passaram a atrair famílias de maior poder aquisitivo -aumentou, assim, a pressão por melhores escolas, ruas mais limpas e, em especial, mais segurança.
Desde o início, Banana Kelly tentou transmitir a sensação de que uma nova ordem iria surgir. Por isso, apagavam todos os grafites feitos pelos jovens nos prédios reformados. Centros de saúde e projetos educacionais foram atraídos, e a chegada de pequenos negócios foi estimulada.
A polícia abriu um canal com a comunidade que, sentindo-se menos acuada, se dispôs a dar os nomes dos líderes de gangues e chefes do tráfico -os policiais iam aos encontros das associações de moradores, que se dispuseram a criar patrulhas voluntárias de civis.
Foram colocados mais policiais nas ruas e, graças à descentralização das delegacias, a polícia teve mais autonomia para perseguir os criminosos.
"Foi quebrada a sensação geral de impunidade", afirma Rafaela Menendez.
Essas patrulhas ganhavam um rádio da polícia e, se desconfiassem de algo, avisavam a delegacia, que acionava um carro. No ano passado, por exemplo, foram presos os chefões das duas maiores gangues, que movimentam o tráfico de drogas no Harlem.
Como as ruas estão menos inseguras e famílias com maior poder aquisitivo compram ou alugam apartamento no bairro, um comércio que já tinha desaparecido, volta a abrir portas -e, então, se geram empregos.
A deterioração do bairro foi acompanhada porque Nova York perdeu empregos industriais e os novos imigrantes já não conseguiam ocupação.
"O problema aqui é o desemprego, por isso tanta delinquência e tráfico de drogas", constata Augie Demera. O Desemprego entre jovens menores de 18 anos chega a 80% no bairro.
As famílias com crianças que vivem abaixo da linha de pobreza formam 60% da população local.
(GD)

Texto Anterior: Jovem troca arma por ferramenta no Bronx
Próximo Texto: Relatório pede atenção ao uso do amianto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.