São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque evitou 'golpe', diz jornal

DA REDAÇÃO

O ataque de Saddam Hussein à região curda no norte do Iraque acabou com uma operação secreta da CIA (o serviço de informações dos EUA) para derrubar o líder iraquiano do poder, segundo o jornal "The New York Times".
Eles deixaram lá uma rede de agentes -entre eles militares desertores e rebeldes curdos.
O presidente Bill Clinton expandiu a operação em janeiro, assinando uma ordem secreta que ordenava que a CIA fornecesse armas, organizasse treinamento militar e instalasse alguns equipamentos para obtenção de informações para as facções que pretendiam derrubar Saddam Hussein, de acordo com pessoas ouvidas pelo jornal americano.
Mas a saída dos oficiais da inteligência americana envolvidos no esforço tornará a operação no norte do Iraque "muito difícil" de ser continuada, segundo o "NYT".
Apesar das forças do Iraque terem deixado a cidade, as autoridades dos EUA dizem que o líder iraquiano deixou lá membros da polícia secreta para se infiltrar, com ordem de eliminar os oponentes.
O Iraque estaria interrogando membros da oposição sobre uma possível relação com agentes dos Estados Unidos. Cerca de 1.500 pessoas teriam sido presas na operação iraquiana.

Texto Anterior: Ação dos EUA pode beneficiar inimigos
Próximo Texto: Iraque diz ter alvejado aviões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.