São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indenização nos casos Lamarca e Marighella vai a votação hoje

Comissão vai analisar pedido de familiares

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O pedido de indenização para a família do guerrilheiro Carlos Lamarca é o primeiro caso da pauta de hoje na Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do Ministério da Justiça. Depois, entra em votação o caso de outro guerrilheiro, Carlos Marighella.
O resultado desses dois pedidos ainda é dado como incerto, embora haja mais possibilidades de aprovação do caso Marighella. Ele é tido como menos polêmico e não enfrenta resistência dos militares.
No caso Lamarca, até agora há dois votos contra (do relator Paulo Gonet Branco e do general Oswaldo Gomes) e um a favor da indenização (do deputado Nilmário Miranda, PT-MG) para a família do ex-capitão do Exército. São necessários 4 votos favoráveis para a aprovação -a comissão tem 7 membros.
O caso Marighella tem até agora apenas um voto, o do relator Luís Francisco Carvalho Filho, que é favorável à indenização.
A Folha apurou que a estratégia de convencimento dos integrantes da comissão favoráveis à indenização para a família de Lamarca é tentar mostrar as circunstâncias de sua morte. A tarefa caberá a Suzana Lisboa, representante dos familiares na comissão.
Ela vai alegar que Lamarca foi morto quando estava imobilizado e não representava mais risco à patrulha que foi prendê-lo.

Texto Anterior: Manifestações de sem-terra e de fazendeiro se encontram
Próximo Texto: STF julga hoje ação do governo paulista; MP vai definir plano de carreira no BC; CRM apura denúncia contra Palhares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.