São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maia ameaça romper com governo federal

DA SUCURSAL DO RIO; DA AGÊNCIA FOLHA

O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), ameaçou ontem responder em termos nacionais a qualquer tentativa de interferência do governo federal nas eleições para a prefeitura da cidade.
"Se os tucanos nacionalizarem a eleição regional do Rio, isso terá repercussões: nacionalizaremos também pelo lado de cá", afirmou ele, sem descartar a possibilidade de um rompimento pessoal com o governo FHC.
"Espero que nada disso aconteça", disse o prefeito.
Maia afirma ter recebido informações sobre uma suposta tentativa do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, de interferir nas campanhas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, para "criar um clima de reversão de expectativas" em favor dos tucanos.
"Preferi chamar a atenção para o fato de que nós (PFL e PSDB) somos aliados em nível nacional", disse o prefeito. "O presidente tem sido elegante, mantendo-se longe da disputa."
Em Belo Horizonte, Sérgio Motta afirmou que as críticas do prefeito Cesar Maia dirigidas a ele são "absurdas" e "sem sentido".
"Isso é desespero de pessoas que cantaram vitória antes do tempo. Como ele (Maia) é dado a fazer factóides, é isso que ele diz, acho que quer criar mais um", afirmou Motta.
Motta disse que Maia lhe dá um poder que não tem. "Até porque eu gostaria de ter."
"O resto é fala de mau perdedor, porque o Rio caminha para o segundo turno, já definitivamente, e tenho certeza que o PSDB, com o seu candidato, será vitorioso. Isso é que está doendo no César Maia."
Sobre a ameaça de rompimento de Maia com o governo federal, Motta disse que não iria emitir opiniões, afirmando apenas tratar-se de uma posição do prefeito carioca. "Os problemas locais não têm nada a ver com os problemas nacionais", disse.
Motta também atacou Celso Pitta, candidato do PPB à Prefeitura de São Paulo: "Quebramos o efeito encantado. O Maluf não pode limpar o que era. Ele é o que é. Estamos mostrando que a Prefeitura de São Paulo é um desastre".

Texto Anterior: Taniguchi e Pont podem se eleger dia 3
Próximo Texto: PFL quer que Itamar fique isento em MG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.