São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
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Pepsi quer ampliar o mercado de fast food

Investimento é de US$ 5 mi

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Pepsi-Cola, que controla três redes de lanchonetes, além dos refrigerantes, está investindo US$ 5 milhões para tentar aumentar sua participação no mercado de fast food brasileiro.
A meta é reverter uma queda de 15% no faturamento da rede Pizza Hut em comparação com o "pico" das vendas alcançado depois da implantação do Plano Real. A principal arma da empresa é uma promoção que corta pela metade o preço de uma pizza de segunda a quarta-feira. O sabor da pizza em promoção varia a cada dia.
Uma campanha publicitária divulgando a promoção começa a ser divulgada sábado. Além dos gastos com divulgação, a empresa já investiu no treinamento de todos os seus funcionários no Estado de São Paulo e na contratação de mais 300 empregados, informou José Cofiño, 37, presidente da Pepsico Restaurantes International no Brasil. Parte dos investimentos foram feitos na KFC, a segunda rede de fast food do grupo.
A divisão de refrigerantes da Pepsi vem enfrentando dificuldades nos últimos meses, especialmente nas suas operações na América do Sul. O grupo planejou uma agressiva investida no mercado de refrigerantes, particularmente no Brasil, com investimentos de US$ 400 milhões, mas obteve resultados pouco favoráveis.
Sua participação no mercado brasileiro, por exemplo, não passa de 11%, quando a meta era de chegar aos 20%. Um dos principais engarrafadores da Pepsi na região, a Baesa, acumulou uma dívida de US$ 374 milhões ao final de 95.
Cofiño não quis comentar essas informações sobre a Pepsi. Disse apenas que o Brasil continua sendo um mercado altamente atraente para o grupo, que faturou US$ 11 bilhões com fast food em 95.
Não existem planos imediatos para trazer a terceira rede de lanchonetes para o país, a Taco Bell. Existem 23 lojas da KFC no Brasil e 131 lanchonetes da Pizza Hut.

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