São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milton Hatoum lança texto inédito no aniversário da PUC

Exemplares serão gratuitos e fazem parte das comemorações

DA REPORTAGEM LOCAL

Como parte das comemorações do quinquagésimo aniversário de fundação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o escritor Milton Hatoum lança "Literatura e Memória - Notas sobre 'Relato de um Certo Oriente"'.
O evento acontece hoje, às 20h, para convidados, no anfiteatro da universidade, o Tuca. O texto será lançado em uma edição especial, em formato de livro, mas não chegará ao comércio.
A edição de 2.000 exemplares será distribuída entre os convidados presentes, e os livros restantes estarão à disposição dos interessados (gratuitamente) na reitoria da universidade.
"Literatura e Memória" foi escrito pelo romancista Milton Hatoum em 1985 como uma atividade do Centro de Estudos da Cultura, dirigido pelo professor da PUC e colaborador da Folha Arthur Nestrovski.
O texto, de 15 páginas, é um comentário sobre o seu romance "Relato de um Certo Oriente", lançado em 1989.
No próximo dia 30 de outubro um novo evento ocorrerá, com o lançamento de um texto inédito da escritora Nélida Piñon.
Relato
No texto inédito, Milton Hatoum inicia uma evocação de uma noite passada na PUC durante os anos 70.
"Uma noite inesquecível, mas sem nenhuma graça, como foram muitas noites dos anos brutescos da década de 70... 22 de setembro de 1977."
"Por volta das 22 horas, enquanto a polícia invadia o campus, eu e alguns amigos corríamos em busca de um abrigo, de um porto seguro numa época e num país em que reinavam a insegurança e o medo."
O texto prossegue com Hatoum contando sua experiência pessoal e a ligação com a criação literária.
"Penso que não se deve confundir experiência com vivência; ou seja, a experiência do narrador não é apenas fruto de sua experiência vivida", escreve ele.
O trabalho fala ainda da aproximação entre o Oriente e o Amazonas: "O texto que escrevi aponta para a encruzilhada de dois mundos: o Oriente, um certo oriente no Amazonas... O Oriente e o Amazonas podem formar o perfeito par exótico."
Milton Hatoum nasceu em Manaus em 1952. É formado em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP).
Professor de literatura francesa da Universidade Federal do Amazonas, Hatoum foi vencedor do Prêmio Jabuti por "Relato de um Certo Oriente".

Evento: Literatura e Memória
Onde: anfiteatro do TUCA (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes, SP)
Quando: hoje, às 20h
Acesso: o lançamento acontece apenas para convidados. Os interessados nos exemplares podem retirá-los gratuitamente a partir de amanhã na reitoria da PUC (r. Monte Alegre, 984)

Texto Anterior: Cidadão, em São Paulo, é só quem usa carro
Próximo Texto: CNN International vai abrir escritório em Buenos Aires
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.