São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Videoconferência mostra caras e bocas

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o seu microcomputador é um tipo solitário, caladão, uma visita à feira de informática Comdex/Sucesu-SP'96 pode servir de inspiração para dar a ele uma vida social.
Diversas fórmulas de comunicação estão no receituário de expositores da Comdex, que começou segunda e vai até sexta-feira, das 14h às 22h, no parque Anhembi, zona norte de São Paulo.
Conversar via micro vendo o interlocutor na tela. A tecnologia de videoconferência, que une computador, microfone, microcâmera de vídeo e linha telefônica, está presente em vários estandes.
A Intel mostra seu sistema ProShare, um conjunto de hardware e software para videoconferência por linha telefônica comum. Atores demonstram o sistema ao vivo.
A Alcabyt lança os micros Inovator, especiais para videoconferência. Vêm com chip Pentium de até 200 MHz, fax/modem de 28,8 mil bps, microcâmera de vídeo QuickCam colorida, microfone, kit de acesso à Internet e o programa "VideoPhone", da Connectix.
A Itautec equipou seu micro InfoWay Multimídia RTV A-96 com o recurso de videoconferência VisualPhone, que permite trocar, visualizar e alterar arquivos durante a conversa. O sistema está em operação na recepção de críticas e sugestões dos clientes da empresa.
A Alcatel mostra os sistemas Venue e Videophone, para videoconferência em pequenas salas de reunião. O Venue utiliza um televisor conectado a uma central de PABX e interface ISDN (rede digital de serviços integrados).
Já o Videophone é um aparelho telefônico com tela de cristal líquido que mostra o interlocutor. Conecta-se a sistemas de PABX e redes privadas de computadores.
A Apple, na Internet Factory, ilha de demonstração de tecnologia para a rede mundial, estará mostrando o "QuickTime VideoConferencing".
Um escritório multimídia do futuro em que o computador conecta-se com sistemas telefônicos digitais, TVs e projetores de cristal líquido é a atração da Philips.
A TV VGA de 29 polegadas está em demonstração como display de informações. Um projetor de cristal líquido conectado a um notebook amplia apresentações de trabalho ou videoconferência.
A maior novidade da Philips é o WebTV, aparelho para acesso à Internet. Ele tem teclado de notebook, modem e "fala" com qualquer televisor. Seu preço ainda está sendo definido.

Texto Anterior: Pagando por 'qualidade de serviço' na Internet
Próximo Texto: Programa troca fotos on line
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.