São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
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Famosos gravam comercial contra câncer

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

"Eu tenho peito". Essa é a mensagem que 28 pessoas famosas começaram a gravar ontem, para um comercial que começa a ser exibido pela televisão e pelo cinema em outubro, para arrecadar fundos para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Os atores Antônio Fagundes, Marisa Orth, Aracy Balabanian, o nadador Gustavo Borges e a modelo Valéria Zoppello, entre outros, gravaram ontem as suas participações, num estúdio, em São Paulo.
Xuxa, Maitê Proença e Débora Bloch são esperadas hoje.
Este é o segundo ano que o IBCC realiza esta campanha, chamada "O câncer de mama no alvo da moda". Em 1995, uma série de modelos famosas -Xuxa à frente delas- convidava o público a comprar a camiseta da campanha.
O IBCC informa ter arrecadado R$ 2,017 milhões com a venda de 403.450 camisetas. Segundo o instituto, esse resultado é superior ao obtido nos EUA, onde a campanha foi idealizada e foram vendidas cerca de 360 mil camisetas.
A meta da segunda campanha é vender 600 mil camisetas. O IBCC também esperar arrecadar fundos com um leilão de camisetas autografadas, no final do ano.
Pesquisa feita pela Colucci Propaganda, a agência responsável pela campanha, mostrou que os homens não aderiram com a intensidade desejada ao apelo feito em 95. Daí a convocação, este ano, para Fagundes, Borges, Norton Nascimento, Márcio Garcia e Fulvio Stefanini participarem.
Com exceção de Xuxa, todas as personalidades dizem, ou gritam uma mesma frase -"eu tenho peito"- em resposta à provocação feita pelo anúncio, que é: "Quem tem peito, participa".
Xuxa, que encerra o comercial, vai dizer: "Eu tenho peito pela segunda vez e vou ter todas as vezes que for necessário".
Um mês após ser exibido o filme com as 28 personalidades, a atriz Debora Bloch vai aparecer sozinha num segundo filme, pedindo ao público que compre a camiseta.
Uma das pessoas mais envolvidas na gravação era a atriz Aracy Balabanian, cuja mãe morreu em consequência de um câncer de mama. "Ela viveu oito anos depois da cirurgia, sendo que viveu muito bem seis anos. Essa campanha é muito importante", disse.
Todas as pessoas comprometidas na gravação do comercial e na produção das fotos estão trabalhando de graça, inclusive o diretor, Marcelo Nepomuceno, o diretor de fotografia, Pedro Farkas, e os fotógrafos J.R. Duran, André Schiliró e Nana Moraes.
Só a produção do comercial, a cargo da produtora Teddy Bear, envolve 30 pessoas. Segundo Marília Botelho, da produtora, o custo de realização de um comercial equivalente ficaria em R$ 250 mil.

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