São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

São Paulo tem deflação, apura Dieese

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

O custo de vida das famílias paulistanas caiu em agosto. A deflação, segundo o Dieese, foi de 0,26%. Trata-se da menor taxa desde dezembro de 1973.
A queda dos preços foi generalizada. As despesas com alimentação e vestuário foram as que mais contribuíram para o resultado, com recuos de 1,88% e 3,33%.
A deflação do mês passado ganha mais importância pelo fato de ter sido medida pelo Dieese, que tem se caracterizado por apurar os índices mais elevados.
O resultado confirma a tendência, já detectada por outros institutos (veja o gráfico ao lado), de que a inflação converge para zero.
A taxa de agosto é a segunda com base na nova Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). No mês anterior, a inflação registrada -de 2,34%- refletiu a alta de preços de itens que ganharam maior peso na pesquisa.
No ano, o índice acumulado é de 11,91% (nos últimos 12 meses a taxa está em 21,16%).
Sérgio Mendonça, diretor técnico do Dieese, disse que mesmo que a inflação seja de 1% ao mês até dezembro, a taxa anual (nesse caso, 16%) seria a mais baixa desde 1959, quando o instituto iniciou a pesquisa de preços.

LEIA MAIS sobre inflação na pág. 2-3

Próximo Texto: Risco no bolso; Com energia; Novo cargo; Loura no interior; Gás no investimento; Há sobreviventes; Dinheiro de plástico; Sem alívio; Mais perfumaria; Banco do parque; Faturando o melhor; Esquecendo o pior; Giro rápido; Lobby sindical; Expectativa das bases; Entre amigos; Sonho de verão; Concorrência interna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.