São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos 224 no Chile durante protestos

Feridos 38 no 23º aniversário do golpe

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A polícia do Chile informou ontem que 224 pessoas foram presas e que 38 ficaram feridas em duas manifestações de esquerdistas durante a comemoração do 23º aniversário do golpe militar no país.
Na noite de anteontem e na madrugada de ontem, 140 pessoas foram presas na periferia de Santiago (capital) quando grupos instalaram barricadas em algumas ruas, saquearam uma loja, queimaram dois carros e atacaram quartéis policiais com pedras.
Na tarde de anteontem, foram presas 84 pessoas em uma passeata até o túmulo de Salvador Allende.
A passeata acabou em violentos choques com a polícia chilena, que usou gás lacrimogêneo, jatos de água e cassetetes para restabelecer a ordem. Nas duas manifestações, 38 pessoas ficaram feridas, das quais 14 eram policiais.
No dia 11 de setembro de 1973, um golpe militar derrubou o então presidente Salvador Allende (socialista) e levou o general Augusto Pinochet ao poder.
Pinochet liderou o governo até 1990. O general é hoje comandante-chefe do Exército.

Texto Anterior: FBI quer explodir 747 igual ao da TWA
Próximo Texto: 'Fergie' fará entrevistas para revista francesa; Ducruet se esconde de fotógrafos no Marrocos; Embaixador em Londres deve ser vice de Samper; Popularidade do papa diminui na França; Assassinos de político belga são identificados; Che morou ilegalmente no Uruguai, diz livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.