São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torneio exibe a menor média dos anos 90

RUBENS LEME DA COSTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Brasileiro de 96 vem apresentando uma constatação ao longo do torneio: o diminuto interesse do público pelos jogos.
Tendo como base as nove primeiras rodadas de cada Campeonato Brasileiro, o torneio deste ano possui a média mais baixa de torcedores da década.
O campeonato deste ano tem 8.662 torcedores por partida.
O Corinthians, time que sempre teve média alta de pagantes, tem um público médio de 5.878 pagantes. E pior: o jogo realizado contra a Portuguesa (derrota de 2 a 0), em Araras, teve 949 pessoas, a menor até agora no torneio.
Em comparação com campeonatos anteriores, os números são baixos: em 90, 11.732 pagantes foram aos estádios.
Em 91 aumentou para 13.409 pessoas, baixando no ano seguinte para 12.601.
Em 93 foi registrado a melhor média de pagantes da década: 14.758, contra 11.729 de 94.
No ano passado a média baixou para 10.060 pessoas.
Uma das explicações para a pouca presença de falta de público seria a carência de estádios, principalmente em São Paulo.
O Morumbi e o Pacaembu, principais palcos do futebol paulista, estão parcialmente interditados, devido a problemas estruturais.
Isso tem feito com que os clássicos sejam jogados com pequena platéia ou transferidos para o interior, onde nem sempre o público consegue corresponder à expectativa.
O futebol "itinerante" poderia ser apontado como outro problema do atual torneio.
Atraído por ofertas de cidades do interior do país, muitas vezes o clube prefere ganhar uma cota fixa, do que jogar em seu campo, para seus torcedores.
Com isso, o time perde a vantagem do mando da partida, joga em um campo desconhecido, "facilitando" para o adversário, e aumentando a chance de perder pontos, como aconteceu em muitos casos no campeonato passado.
Um dos times que mais sofreram com essa fórmula em 1995 foi o Flamengo. A equipe disputou seis jogos nesse sistema, empatando três e perdendo outros três. O time conseguiu apenas 3 dos 18 pontos. Nem disputou a fase final.

Texto Anterior: Futebol aumenta audiência
Próximo Texto: Coração atormenta promessas africanas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.