São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipes de Franca brigam pela primazia em torneio

JOSÉ ALAN DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Copa América de basquete em Franca (401 km ao norte de São Paulo) acabou criando um conflito de interesses entre o Dharma-Yara e o Cougar/Franca, as duas equipes da cidade.
O torneio, que termina hoje, marcou a reinauguração do ginásio Pedrocão, agora com capacidade para 8.000 pessoas.
O presidente do Cougar/Franca, Francisco Sérgio Garcia, se disse "marginalizado" pelo prefeito local, que teria favorecido o Dharma na organização do evento.
"Como se trata de um evento da cidade, a organização deveria ser feita em conjunto. Mas o prefeito achou por bem dar os direitos da competição ao Dharma."
Garcia alegou que, pelo fato de sua equipe jogar em casa e não estar causando custos dessa ordem, deveria ter direito a uma participação de 20% nos ingressos e também na publicidade do evento.
"As maiores despesas são de transporte e alimentação. Isso quem está pagando é a prefeitura."
Por outro lado, José Carlos Ramos, diretor de marketing do Dharma-Yara e coordenador-geral do torneio, afirmou que o Cougar/Franca só quer lucro.
"Nós aceitaríamos a participação deles, desde que dividissem o ônus e não apenas o bônus."
Ramos disse que seu clube fez um esforço muito grande para que o Cougar/Franca participasse.
"Eles nem teriam direito. Como tínhamos direito de convidar uma equipe, nos esforçamos para que os dois times da cidade estivessem presentes."
Segundo Ramos, o evento custou US$ 360 mil, sendo que um terço bancado pela prefeitura.
A Folha tentou falar, sem sucesso, com o prefeito Ari Pedro Baliero na última semana.
Organização
A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) comunicou que não há regulamentação específica para a organização de um torneio como o da Copa da América.
A responsabilidade é da Copaba (Confederação Pan-Americana de Basquete). Os critérios para definição de quem organiza a competição ficam a cargo da entidade.
Mas, de acordo com a CBB, são levados em conta o desempenho do candidato em torneios nacionais e internacionais.
Normalmente, apenas um clube é designado como organizador.

Texto Anterior: México estréia hoje nas eliminatórias da Copa; Erwin Sánchez ficará seis meses sem jogar; Dirigente é acusado de roubar o Belenenses; Uruguai terá volta de Francescoli à seleção; Presidente do Boca Jrs teme por Maradona
Próximo Texto: Final acontece hoje na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.