São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Instalação elétrica exige verificação

ANA LÚCIA ARAÚJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As instalações elétricas de um imóvel exigem muitos cuidados. Por isso, é aconselhável que o consumidor faça uma detalhada verificação antes de comprar ou alugar uma casa ou um apartamento.
Caso contrário, o prejuízo é quase certo -e pode ser grande.
Algumas medidas não requerem nenhum conhecimento técnico específico. É o caso, por exemplo, da checagem do quadro de luz.
Nele deve estar indicada a quantidade de circuitos existentes e os locais em que estão localizados os interruptores de 110 e 220 volts.
Fundamental também é verificar se cozinha, banheiro e lavanderia (partes da casa com maior concentração de aparelhos) possuem tomadas suficientes para os eletrodomésticos que se pretende usar.
Os circuitos não devem ser sobrecarregados, o que implicaria a possibilidade de curtos-circuitos, aparelhos queimados e até incêndios. Para saber se algum dos aparelhos precisa de um circuito exclusivo, confira as etiquetas e os manuais de instrução.
Alta voltagem
Por ser o componente elétrico que normalmente exige maior carga, o chuveiro deve possuir um sistema exclusivo.
É recomendável ainda instalar circuito independente para os equipamentos que ficam ligados diariamente e que possuem potência superior a 3.000 watts -torneira elétrica, ar-condicionado e alguns tipos de microondas.
Fios soltos pela casa também não são aconselháveis. O ideal é que estejam colocados dentro das paredes ou sob o piso.
Segurança
Um circuito elétrico bem-feito proporciona maior segurança e diminui muito a possibilidade de acidentes e de prejuízos.
Desde 1993, as instalações elétricas inadequadas são a terceira principal causa de incêndios registrados pelo Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo.
Só são superadas pelos sinistros de causas desconhecidas e pelos provocados por atos incendiários.

Próximo Texto: Como checar as instalações elétricas de um imóvel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.