São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revisões devem ser frequentes

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As instalações elétricas devem passar por revisões frequentes. O Corpo de Bombeiros de São Paulo sugere que essas verificações sejam anuais.
O "check-up", como explica o tenente Mauro Lopes dos Santos, deve ser feito por um profissional qualificado, no caso um eletricista.
As normas utilizadas em todas as construções no Brasil são as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Ademaro Cotrim, membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da associação, diz que "algumas normas são antigas, por isso saber a idade do imóvel é fundamental".
Ele explica que a exigência, por exemplo, de que todas as tomadas tenham fio-terra é de 1980. Outra norma recente -de 1990- é a que diz respeito à instalação de um interruptor de corrente de fuga.
O engenheiro eletricista Silvio Martins de Souza afirma que esse interruptor "é uma proteção a mais para as instalações".
"Se um equipamento apresentar defeito elétrico e causar curto-circuito, o interruptor de corrente de fuga desliga o disjuntor e só permite que ele funcione novamente quando o problema for resolvido."

Texto Anterior: Como checar as instalações elétricas de um imóvel
Próximo Texto: Glossário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.