São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaticano diz que Papa vai ser operado ainda em 96

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Vaticano informou ontem em comunicado que o papa João Paulo 2º sofre de apendicite e será operado até o final deste ano.
Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquim Navarro-Valls, o estado de saúde do papa não é grave. A cirurgia só será realizada após o dia 6 de outubro.
Na data, João Paulo 2º, 76, participa de uma cerimônia de beatificação em Roma. A viagem à França, marcada para a próxima semana, também está mantida.
Segundo o Vaticano, a febre e os problemas intestinais que têm afligido o papa são ocasionados pela inflamação do apêndice. Ele teve febre pelo menos três vezes desde o início do ano.
O problema de saúde não teria relação com o tumor intestinal que João Paulo 2º retirou em 1992.
A operação será a sexta a qual o papa é submetido desde o início de seu pontificado, em 1978.
Renato Buzzonetti, médico pessoal do papa, disse que a inflamação no apêndice tem sido tratado com antibióticos por causa da agenda movimentada do pontífice.
Buzzonetti consultou outros quatro médicos na quinta-feira. A junta concordou que a operação é necessária.
O fato de o papa não ter sido levado para o hospital e não ter cancelado os compromissos de sua agenda indicam que ele não teve uma crise aguda de apendicite.
O Vaticano não negou notícia publicada pelo jornal francês "Le Monde", segundo o qual o papa pode estar sofrendo de mal de Parkinson.

Texto Anterior: Marroquinos aprovam reformas constitucionais; Mandela é submetido a operação no joelho
Próximo Texto: 'Exilados' movimentam a economia chinesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.