São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Umberto Bossi

RAUL MOREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE MILÃO

"A gente do norte tem a 'coisa dura'." Como o ex-presidente Fernando Collor, o deputado Umberto Bossi é capaz de descer aos mais baixos expedientes para se manter em evidência.
A personalidade forte, associada ao discurso inflamado, acabaram por criar em torno do homem que pretende separar a Itália o fascínio dos ditadores.
Casado pela segunda vez, quatro filhos, Bossi é considerado um homem de pouca cultura para a liderança que ocupa. Chegou a estudar medicina, mas abandonou. Trabalhou como técnico em um escritório odontológico e foi cantor de uma pequena orquestra. Descobriu a vocação política quando frequentava a universidade.
Nos anos 70 nasceu o ideal separatista. Liderou pequenos movimentos de independência em algumas províncias ao norte da Itália, tornando-se assim conhecido. No início dos anos 80 criou a Liga Lombarda e se elegeu senador.
Bossi foi o primeiro político a perceber a insatisfação de alguns setores econômicos do norte em relação a Roma. Respaldado por sua imunidade parlamentar, ameaça desde os cidadãos comuns até os públicos.
Segundo adversários, outra característica sua é a dissimulação. Várias vezes não assumiu afirmações, se dizendo mal interpretado. Além dos políticos, seu alvo predileto são os meios de comunicação, principalmente a RAI, a TV estatal da Itália. "Na Padânia a TV do poder romano não entra", diz.
(RM)

Texto Anterior: Liga é o quarto partido italiano
Próximo Texto: Entenda o que acontece na Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.