São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notáveis Baianos

GM

Em 1963, Lair Salgado, professor de dança na Bahia, contou a Caetano Veloso, cuja fama ainda não ultrapassava um pequeno círculo de amigos e artistas em Salvador, que uma amiga insistia para que ele ouvisse a vizinha dela cantar.
Salgado combinou com Caetano que o apresentaria primeiro a essa amiga que, por sua vez, apresentaria Caetano à aspirante a cantora.
Assim Caetano conheceu Dedé, a amiga de Salgado, com quem imediatamente começou a namorar e se casou quatro anos mais tarde, em 67.
Conforme combinado, Dedé arranjou em sua casa o encontro com sua vizinha, Maria da Graça, que mais tarde adotaria o nome artístico de Gal Costa, e que cantou para Caetano músicas do repertório de João Gilberto.
Dois anos mais tarde, Caetano, Gal, Tom Zé e Bethânia já faziam seu primeiro grande show, no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), em São Paulo.
A primeira parceria em disco veio em 68, no "Tropicália ou Panis et Circenses", criação conjunta dos tropicalistas que inaugurou oficialmente o movimento.
Quase 20 anos depois, a parceria de Gal e Caetano continua a todo o vapor, com a turnê conjunta pelo Brasil da trilha sonora do filme "Tieta do Agreste".

Texto Anterior: Clip
Próximo Texto: Cinco estrelas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.