São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ato pela paz no trânsito reúne 8.000

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Cerca de 8.000 pessoas participaram ontem à tarde de uma caminhada pela paz no trânsito, no Eixo Rodoviário, avenida que corta Brasília no sentido Norte-Sul. A estimativa é da Polícia Militar.
Vestidos de branco, participaram da passeata o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PT).
"Vim andando desde o início da caminhada. Não sou desses que chegam só no final", disse o ministro, que carregava o filho Pedro no colo. Estavam com ele a mulher, Catarina, e a filha Cecília.
Malan estava vestido informalmente -usava camiseta e bermuda. Ele andou todo o tempo no meio da passeata, mas foi reconhecido por poucas pessoas, pois estava de óculos escuros e boné.
O jornalista Isnar Cardona, um dos organizadores do evento, disse que o movimento pela paz no trânsito ganhou força em Brasília depois que o carro dirigido pelo filho do ex-ministro dos Transportes Odacir Klein, Fabrício, atropelou e matou o operário Elias Barboza de Oliveira, no dia 10 de agosto.
Também esteve na caminhada o francês Jean-Claude Carrière, autor do roteiro filme "A Bela da Tarde", de Luís Buñuel. Ele chegou sábado a Brasília para dar uma oficina para cineastas brasileiros.
Brasília registra o mais alto índice de mortes no trânsito do país, segundo a pesquisadora Maria Cecília Bourahli, do Ministério dos Transportes. Em 1994, foram 402 mortes para uma frota de 563 mil carros.
No ano passado, foram 11,58 mortes em Brasília para cada 10 mil veículos. Em São Paulo, houve 2,21 mortes para cada 10 mil veículos e, no Rio de Janeiro, 5,51.
"Brasília é uma cidade feita para carros, que andam em alta velocidade. É preciso o envolvimento da população, pois nenhum governo consegue resolver o problema sozinho", disse Cristovam Buarque.

Texto Anterior: Criança de 2 meses leva tiro e morre na Rocinha
Próximo Texto: Acidente mata sete pessoas de uma família; Acidente mata três e fecha BR-116 por 7 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.