São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 1996
Texto Anterior | Índice

GLOSSÁRIO

Títulos de dívida pública: documentos emitidos e garantidos pelo governo (no caso, o município); instrumento de política econômica e monetária que pode servir para financiar um déficit do orçamento público, antecipar receita ou para controlar a liquidez do mercado financeiro.
*
Precatórios judiciais: títulos emitidos para o pagamento de desapropriações (qualquer indenização paga a moradores por imóveis usados para o bem público). A prefeitura só está autorizada a emitir precatórios para pagar desapropriações ocorridas antes de 88.
*
Receita total: No orçamento público, é a soma das arrecadações de impostos, taxas, contribuições, multas etc.
*
Receita corrente: O que sobra depois de pagas as despesas
*
Rolar a dívida: Adiar o pagamento por um determinado período.
*
Vender a dívida: Repassar a dívida para um novo credor
*
Insolvente: Situação em que se é incapaz de pagar os compromissos. A caracterização de insolvência permite que, sem qualquer pedido formal dos credores, seja decretada a falência.
*
TCM (Tribunal de Contas do Município de São Paulo): órgão de controle da administração financeira e orçamentária do município, criado em 1968.
*
Superávit: em orçamentos públicos, significa uma receita superior à despesa, decorrente de um aumento da arrecadação ou um decréscimo dos gastos.
*
Déficit: nas finanças públicas, ocorre quando as despesas são superiores à arrecadação.

Texto Anterior: Conclusões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.