São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença letal cai 75% em 5 anos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As campanhas de vacinação aparecem como uma das iniciativas mais bem-sucedidas na luta pela redução da mortalidade infantil.
As coberturas vacinais de quase todas as doenças imunopreveníveis foram elevadas em crianças de 12 a 23 meses, entre 90 e 95.
Doenças letais como sarampo e tétano neonatal foram reduzidas em mais de 75% em cinco anos.
Em 90, haviam sido registrados no Brasil 61,4 mil casos de sarampo. Em 95, caiu para 1.426, uma queda de 97,6%. Com o tétano neonatal, a redução foi de 77,3%. Foram 335 casos em 90, contra 76 no ano passado.
Saúde da mulher
A Pesquisa Nacional em Demografia e Nutrição revelou que 76,2% das mulheres brasileiras casadas usam anticoncepcionais. Em 86, 65,8% usavam métodos contraceptivos.
Segundo José Formiga, do Programa de Assistência à Saúde da Mulher, o Brasil passou a ser o segundo país em adoção de métodos anticoncepcionais no mundo, perdendo apenas para a China.
"O problema é que não há variedade. A maioria das mulheres continua usando pílulas ou fazendo ligadura de trompas", diz Formiga.
Outros dados positivos sobre saúde da mulher são o aumento do percentual de partos realizados em hospitais -de 80,7% em 86 para 91% em 96- e de gestantes com acompanhamento pré-natal -de 74% das gestantes para 85,2%, no mesmo período.

Texto Anterior: Amamentação estaciona
Próximo Texto: Morrem mais três pacientes que faziam hemodiálise em Pernambuco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.