São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996 |
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Cresce disputa nos eletrodomésticos
DANIELA FERNANDES
Em 95, o setor cresceu 26% em relação a 94, faturando R$ 3,6 bilhões. De janeiro de 94 até julho de 96, o volume de unidades da linha branca produzidas cresceu 158%, diz Roberto Macedo, presidente da Eletros (associação que reúne dos fabricantes do setor). As vendas devem crescer 20% neste ano. A General Electric, que fechou sua fábrica de linha branca há 14 anos, também quer voltar a fabricar no país. "Nossa prioridade atual é a linha branca", diz Nihad Chicani, vice-presidente de recursos humanos da GE Brasil. A empresa lançou na semana passada uma linha sofisticada de geladeiras importadas e de máquinas de lavar. Segundo Chicani, esse é um passo intermediário até que a GE decida sua estratégia para a América Latina. A Samsung começou a vender no início do mês fornos microondas fabricados em Manaus. A empresa pretende ter participação de 3% nesse mercado até 97 e de 20% nos próximos cinco anos. A Samsung irá instalar uma fábrica em 98, provavelmente no Estado de São Paulo, de máquinas de lavar e geladeiras, e espera faturar US$ 1 bilhão até o ano 2000 com a venda de eletrodomésticos. A fábrica de geladeiras e freezers da CCE em Itú (interior de SP) começará a produzir no final de 97, diz Sérgio Zimath, superintendente da linha branca da CEE, que se associou à italiana Merloni. "Não vamos abrir mão de participação no mercado", afirma Ricardo Etchnique, diretor de vendas da Multibrás S.A., que reúne as marcas Brastemp, Cônsul e Semer. A empresa, líder de vendas de geladeiras (64% de participação no mercado) e freezers verticais (52%), tem 37% do mercado de linha branca, contando lavadoras semi-automáticas, diz Etchnique. "Vamos ser mais agressivos em volume de produção e de preços." A Eletrolux Prosdócimo, segundo maior fabricante da linha branca, que afirma também ser líder da venda de freezers (52% de participação no mercado de freezers verticais e 43% dos horizontais), pretende faturar R$ 1 bilhão em 96, contra R$ 860 milhões m 1995. Próximo Texto: Consumidor acha caro parcelar as compras Índice |
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