São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recursos destacam 'FrontPage'

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

O "FrontPage" se destaca de seus concorrentes pela variedade de recursos que oferece.
Mais do que apenas um editor de páginas para a Web, o programa da Microsoft se apresenta como uma solução completa para administração de um site.
O produto inclui, inclusive, um programa servidor de páginas -de recursos limitados- para uma pequena Web.
Com outro módulo, o "FrontPage Explorer", o usuário pode visualizar graficamente toda a sua Web. Isso permite ver facilmente quais as páginas existentes e para onde cada uma delas aponta.
Mas o principal módulo é o editor de páginas, que recebeu um cuidado especial da Microsoft.
A primeira sensação é a de que ele é um parente próximo do "Word". Os menus e as barras de ferramentas do programa guardam várias semelhanças com o editor de textos da Microsoft.
É possível até mesmo a definição de atributos -conjunto de características que são aplicadas a um texto automaticamente-, um recurso bastante popular em processadores de texto.
Para a criação de páginas mais simples, basta ao usuário nesse ponto começar a digitar seu texto e importar figuras.
Padrões de páginas (como cores de fundo e dos links -conexões com outras páginas), criação de links, formulários e outros recursos da Web são facilmente criados com botões ou menus.
Um destaque especial é a facilidade de criar "image maps" -imagens que chamam outras páginas, de acordo com a posição em que foram clicadas. A possibilidade de dar transparência a imagens também é um ótimo recurso.
Páginas com recursos mais complexos exigem, entretanto, que o usuário conheça "HTML" e edite os comandos em caixas de diálogo apropriadas.
O programa não oferece a opção de alterar o código da página diretamente (apesar de exibi-lo), certamente um incômodo para usuários avançados, principalmente porque o código gerado por ele muitas vezes é confuso.
A instalação do "FrontPage" é simples, seguindo os modelos adotados nos programas para o "Windows 95". A versão avaliada veio em seis disquetes.
Uma falha, cuja eliminação seria muito bem-vinda, é a necessidade de se usar um navegador separado para visualizar recursos avançados (como inclusão de módulos em "Java") que o próprio editor cria.

Texto Anterior: "Home Page" é mais intuitivo
Próximo Texto: Mercado oferece outras opções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.