São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cargueiro teria excesso de peso

DA SUCURSAL DO RIO

A direção do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, no Rio, afirmou que o trem de carga que se chocou anteontem contra um trem de passageiros, em Japeri (RJ), estava com excesso de peso.
O diretor do sindicato Edson Lobão, 26, disse que, além do problema da suposta deficiência geral na manutenção dos trens, o transporte de carga acima do limite teria contribuído para o acidente.
Pelos cálculos dos sindicalistas -que afirmam ter se baseado nas etiquetas da carga-, havia uma média de 76 toneladas em cada vagão. O limite seria de 72 toneladas.
A Superintendência Regional da RFFSA (Rede Ferroviária Federal), em Juiz de Fora (MG), negou as acusações. O chefe de gabinete da superintendência, Dirceu Falce, disse que "não existe isso".
Segundo ele, cada um dos 18 vagões transportava no máximo 70 toneladas de bobinas.
Falce também negou outra que o maquinista do trem de passageiros não tenha sido avisado da aproximação do cargueiro porque seu rádio estava fora de uso.
"O maquinista recebeu, sim, o comunicado. Ele tentou entrar com o trem no pátio de Japeri, mas não deu tempo", afirmou Falce.
Em Barra do Piraí, ferroviários disseram à Folha que o rádio do trem de passageiros estava funcionando. O diretor do sindicato Otoniel do Nascimento, 32, disse que o maquinista Daniel Rodrigues Barbeiro confirmou a sindicalistas, logo após o acidente, que o rádio estava quebrado.

Texto Anterior: Enterro de bebê e mãe emociona cidade
Próximo Texto: Edital prevê obras na rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.