São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é a Copa Davis

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Disputada desde a última década do século passado, a Copa Davis permanece como a grande competição tenística entre equipes nacionais. Há mais de 140 países inscritos.
Brasil e Áustria vão decidir uma vaga no Grupo Mundial da Davis em 1997. Essa divisão é a elite do tênis, com apenas 16 países. Desses, um será o campeão da temporada.
O sistema de disputa é o de eliminatória simples.
Os 16 países do Grupo Mundial começam o ano se enfrentando, em oitavas-de-final. Os perdedores vão para a Repescagem, no segundo semestre. É o caso da Áustria este ano.
O Grupo Mundial segue com quartas-de-final, semifinais e a final, em dezembro, que decide o título. Os oito países que disputam as quartas-de-final estarão no Grupo Mundial no ano seguinte, ao lado dos vencedores dos oito confrontos da Repescagem.
Além dos perdedores da primeira rodada do Grupo Mundial, a Repescagem reúne oito vencedores de "zonas", divisões regionais que agregam países vizinhos.
O Brasil ganhou no primeiro semestre a Zona Sul-Americana 2. Há zonas espalhadas por todo o mundo. Até Sri Lanka tem equipe na Davis.
Se perder da Áustria, o Brasil volta à divisão regional em 97. Dessa forma, só teria chance de retornar ao Grupo Mundial em 1998.

Texto Anterior: Austríacos fazem ironia com 'favoritismo' do Brasil
Próximo Texto: O Brasil na Davis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.