São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
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Barrichello reassume o 'risco' Indy

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL AO ESTORIL

"Talvez eu tenha que correr esse risco para poder ressurgir." Dessa forma, o piloto brasileiro Rubens Barrichello voltou a falar da Indy.
Às vésperas do GP de Portugal, que tem treinos livres hoje no circuito do Estoril, Barrichello readmitiu a categoria norte-americana em seu discurso, decepcionado com a falta de perspectiva na F-1.
E declarou ter pedido um teste com o carro da equipe Hogan/Penske, com o qual Emerson Fittipaldi correu neste ano.
"A Indy pode reabrir meu espaço na F-1. Deixou de ser uma escapatória. Agora é uma opção."
Suas duas únicas alternativas na Europa são com as modestas TWR, a reestruturada Arrows, e a Stewart, estreante na categoria.
"Um ano de contrato seria o ideal com Stewart. Mas acho difícil ele querer isso", disse o piloto, que tem um encontro com o tricampeão mundial e seu filho, amanhã.
A TWR, além de pouco oferecer, ainda luta por um motor decente para 97. Tenta receber o mesmo V10 Ford que os escoceses da Stewart terão à disposição na próxima temporada.
Sobre a Jordan, Barrichello exerceu a opção que tinha por contrato. Mas o time irlandês já sinalizou que mudará por completo seus quadros.
Chamou entrevista para hoje, quando deve anunciar a contratação de Ralf Schumacher, 21, irmão do alemão bicampeão mundial.
Visivelmente desanimado, Barrichello usou o exemplo de seu ex-companheiro de categoria Christian Fittipaldi para justificar uma transferência. "O Christian, hoje em dia, é um cara sorridente. Muito diferente de antes."
Questionado se já havia conversado com alguém da Indy sobre o assunto, disse que apenas com Gil de Ferran, brevemente.
"Ele me disse que só faltava eu para as pessoas mudarem de canal de uma vez", disse Barrichello, se referindo à guerra de audiência entre SBT e Globo.
"A Indy deixou de ser brincadeira. Agora é sério."
Outros brasileiros
Outros três brasileiros negociam uma vaga para a temporada 97.
Pedro Paulo Diniz tende a renovar com a Ligier. A equipe de Flavio Briatore é a melhor opção que tem. É o único do grupo com patrocínio garantido, graças à multinacional Parmalat.
Ricardo Rosset não quer renovar com a TWR e estuda propostas da Tyrrell, Sauber e Minardi.
Tarso Marques, que disputou dois GPs este ano pela Minardi conversa com Minardi e Arrows.

O jornalista José Henrique Mariante viaja a convite dos organizadores do GP de Portugal

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