São Paulo, sábado, 21 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil pedirá aos EUA fim da taxação a produto siderúrgico

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo brasileiro vai apresentar ao dos Estados Unidos, no dia 2 de outubro, documentos com o objetivo de eliminar as sobretaxas alfandegárias norte-americanas contra produtos siderúrgicos do Brasil.
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, disse ontem em Washington que espera "negociação rápida e eficaz" que resulte no "maior grau possível de abertura para todos os produtos siderúrgicos brasileiros".
As sanções foram aplicadas durante as décadas de 80 e 90 com base na legislação norte-americana contra o dumping (venda abaixo do custo para eliminar a concorrência).
Lampreia diz que muitas das condições que serviram de justificativa para a punição, como subsídios estatais, já não existem, o que impõe a revisão de todo o processo.
Lampreia esteve com a responsável pelo comércio exterior dos EUA, Charlene Barshefsky, com quem discutiu esse e outros assuntos. Ele disse não ter obtido avanço em relação a outra reivindicação: a eliminação das barreiras alfandegárias contra o suco de laranja brasileiro.

Texto Anterior: Pesquisa do IBGE registra recuperação em julho
Próximo Texto: Um dígito; Quem pode, pode; Trocando as bolas; Na moita; Com fibra; Céu vermelho; Parceiro inglês; Recompra bancária; Em debate; Mercado editorial; Na surdina; Agora, aliviados; Pulo da caipirinha; Com esperança; Carro encalhado; Na cabeça; Desempregada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.