São Paulo, sábado, 21 de setembro de 1996
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Fórmula 1 anuncia temporada 'família'

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A ESTORIL

A F-1 apelou mais uma vez para força dos sobrenomes e lançou ontem sua nova estrela: Ralf Schumacher, 21, irmão do bicampeão mundial Michael Schumacher.
Depois da chegada de Jacques Villeneuve, campeão da Indy e filho do lendário Gilles Villeneuve, no final do ano passado, ontem foi a vez do caçula do alemão.
Numa festa sem suspense, foi lançado como novo contratado da equipe Jordan -na vaga do brasileiro Rubens Barrichello.
Sorrindo ao lado do dono do time, Eddie Jordan, seu jeito desengonçado e bochechas rosadas lhe emprestavam um tom inocente.
Mas, em entrevista a jornalistas brasileiros, mostrou desprendimento e até uma certa arrogância, marca registrada do irmão.
"Não me interessava ser piloto de testes (vaga oferecida pela McLaren). Acho que fiz o certo."
Disse não se inquietar com a disputa na pista com o irmão. "Nunca competimos sério. Apenas em brincadeiras de kart. De qualquer forma, não vou ficar preocupado. Será mais uma situação de corrida, um rival como outro qualquer."
Ralf, na verdade, não teve uma carreira brilhante e meteórica como irmão para chegar à F-1.
Seu principal trunfo, ele mesmo reconhece, é o sobrenome.
"É natural que isso aconteça. Mas sou um piloto, tenho minha própria técnica e vou seguir meus próprios caminhos."
O primeiro, aberto pelo irmão, foi facilitado por uma pendência judicial que Michael tinha com Eddie Jordan desde sua estréia na F-1, na temporada de 1991.
Após estrear no GP da Bélgica pela Jordan, o hoje ferrarista quebrou contrato com o time irlandês para correr pela Benetton. Jordan entrou na Justiça inglesa e, neste ano, ganhou o direito a uma indenização de quase US$ 10 milhões.
Junto com Ralf, Jordan recebeu um patrocínio de US$ 8 milhões da cervejaria alemã Bitburger e uma série de outros contratos. A questão judicial foi "resolvida".
Ao contrário de Villeneuve (Williams), Ralf correrá por um time que ainda é uma incógnita para 97.
Apesar do orçamento reforçado, não se espera milagres tão rápidos do carro irlandês. Terá trabalho para provar que não passa apenas de mais uma jogada de marketing.

NA TV - treino que define o grid do GP de Portugal, às 9h, na Globo

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