São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acupuntura ajuda tratamento do câncer

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

As tradicionais agulhas da acupuntura chinesa começam a ser usadas no Brasil para potencializar o efeito de remédios que tratam infecções e alguns tipos de câncer.
O casamento entre medicina oriental e medicina ocidental é uma tendência que vem crescendo nos últimos dois anos nos EUA e no Japão. Especialistas estão mergulhados em pesquisas que tentam provar o benefício da associação entre os dois métodos.
As agulhas são aplicadas em pontos das mãos, pés ou orelhas que correspondem à área em que a doença está instalada.
Em infecções e câncer, o organismo produz uma série de substâncias conhecidas como prostaglandinas. A função delas é atrair as células do sistema imunológico.
Uma dessas prostaglandinas (o tromboxane B2) acaba levando a uma diminuição do fluxo de sangue para a área afetada.
Esse processo dificulta a chegada dos medicamentos ao local da infecção ou do câncer.
Paulo Farber, coordenador da Liga de Acupuntura do Hospital das Clínicas da USP, diz que a acupuntura inibe a ação local do tromboxane B2 e provoca um aumento da irrigação de sangue. Assim, os medicamentos chegam ao seu alvo e podem tratar a doença.
Além disso, a acupuntura tem função analgésica (reduz a dor), reduz o estresse e é uma poderosa arma no equilíbrio do sistema neuroimunoendócrino.
Novas infecções
A associação de medicamentos e acupuntura é particularmente útil nas doenças que agora começam a ser encaradas como sendo de origem infecciosa.
Segundo Farber, esse é o caso das artrites -inflamações das articulações- em que a bactéria clamídia tem sido encontrada.
Alguns vírus estão sendo responsabilizados por doenças como arterites (inflamações das artérias), neurites (inflamações em nervos) e por fibromialgia (problema nos músculos). A combinação entre agulhas e um antiviral tem aliviado a dor desses processos de forma surpreendente.
Outras técnicas
O shiatsu -pressão vigorosa com a ponta dos dedos- aplicado nos pontos reflexos pode ter efeito semelhante à acupuntura.
Para Farber, o shiatsu também melhora a dilatação dos vasos sanguíneos e aumenta a concentração das medicações nas áreas afetadas.

Texto Anterior: Filme não retrata o Brasil, diz J.
Próximo Texto: Saiba como casar a medicina oriental com a ocidental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.