São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Correm risco de extinção 5 profissões

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Bancários, digitadores, estoquistas, operários de linha de montagem e tesoureiros têm motivos de sobra para se preocupar.
Essas profissões devem acabar ou ter o quadro de profissionais drasticamente diminuído até o ano 2000, segundo consultores de RH (recursos humanos), sindicatos e estudiosos do setor.
"O motivo é a informática, que está eliminando a necessidade da mão-de-obra", afirma Dorival Carreira, 46, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
No caso dos bancários, os números do Ministério do Trabalho indicam o problema: foram fechadas 158.915 vagas entre 1989 e 1994 (veja quadro abaixo).
"É muito", diz Alcinei Cardoso, 31, economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
"Acontece que a informatização das agências está tornando inútil a figura do bancário", explica.
A solução, segundo ele, é o profissional se tornar polivalente e entender tanto de cartão de crédito e aplicações quanto de informática.
Para digitadores, o melhor é adotar uma nova profissão: auxiliar de informática, que prepara, imprime e envia dados.
"O digitador tende a desaparecer. Temos aí os sistemas on line que o tornam inútil", diz Túlio Souza, 45, superintendente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
Operários de linha de montagem vivem a mesma situação. Na indústria automobilística, no ABCD, estavam empregados 109 mil metalúrgicos em 91. Neste ano, são 102 mil. No ano 2000, serão 83 mil, segundo o Dieese.
"Eles terão de ir atrás de qualificação", diz Luiz Marinho, 32, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Tesoureiros e estoquistas, segundo a consultora de RH Elaine Saad, serão desnecessários. "O mercado só vai absorver quem lida com estratégia e negociação."

Próximo Texto: Ex-bancária estrela comerciais de TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.