São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Web designer" é profissão que promete

ANA LÚCIA ARAÚJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Criar arte na Internet já é profissão. Os "web designers", como são conhecidos os que fazem home pages -páginas da rede de computadores-, estão em voga.
Esse profissional é responsável por desenvolver os sites (endereços) de empresas e pessoas na Internet. O trabalho exige a elaboração do visual da página e do conteúdo informativo.
A função ainda é nova. Não está definido o que se deve estudar para trabalhar na área. Bruno Assami, 30, secretário-executivo da ADG (Associação dos Designers Gráficos), diz que "o mercado ainda está se localizando".
Ele afirma que arquitetos e artistas plásticos com especialização em comunicação visual são os mais indicados para realizar esse tipo de serviço.
Para "web designers", classificar a profissão é contraditório. Há aqueles que comparam o trabalho com o de um diretor de arte de uma agência publicitária.
Outros dizem que o profissional tem de estudar os meios de comunicação de massa.
Equipe
Para fazer uma home page, o ideal é trabalhar em equipe. André Cymbalista, 31, sócio da Folder -empresa especializada em comunicação on line-, tem um grupo de quatro pessoas.
Ele diz que, para alguns trabalhos, contrata um diretor de arte autônomo. A empresa dele já fez os sites das editoras Marco Zero, Nobel, da confecção Cori e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Salário
Para o "web designer" Michel Lenti Schwartzman, 27, o salário varia de acordo com o de um diretor de arte, entre R$ 1.000 e R$ 12 mil. Na empresa em que trabalha -especializada na confecção de home pages-, os orçamentos vão de R$ 50 mil a R$ 500 mil.
Ele explica que há uma dificuldade básica para a cobrança do serviço. "As páginas não têm tamanho determinado. Por isso, é difícil cobrar pela quantidade."
"Quarta mídia"
Schwartzman diz que a Internet é a "quarta mídia". As outras seriam a TV, o rádio e os veículos impressos (revistas e jornais).
Para trabalhar na área, ele afirma que o profissional tem de saber preparar a imagem e ser criativo. Quando fez o site da empresa Shell, sentiu isso na pele.
"Por ser uma página institucional, tive de criar um fator atraente para incentivar o uso do site." A solução encontrada foi destacar o Prêmio Shell de Teatro logo na entrada da página.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: "Web designer"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.