São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio realiza 1ª feira internacional do setor

PRISCILA LAMBERT
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os próximos dias 26 e 28, a cidade do Rio de Janeiro será sede da Brasil Franchising Expo'96 -primeira feira internacional de franquias do Estado.
A feira, promovida pela ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro), reunirá cerca de 150 expositores com 200 marcas -20 internacionais.
O evento quer atrair 30 mil visitantes, gerando investimentos de R$ 70 milhões e 1.080 novos pontos franqueados no Estado.
"Desde outubro, registramos um aumento de mais de 80% no número de consultas de candidatos a franqueados no Estado."
Atualmente, o órgão recebe cerca de 26 consultas diárias de interessados, contra 14 há um ano.
Segundo ela, cerca de 30% a 40% dos telefonemas são feitos por ex-funcionários públicos, que participaram de programas de demissão voluntária e querem montar um negócio próprio, como Solange Loyola Godoy, 42, ex-analista de sistemas do Banerj (Banco do Estado do Rio de Janeiro).
Solange trabalhou no banco por 12 anos. Participou do programa de demissão voluntária e investiu o dinheiro que recebeu em uma franquia da Casa do Pão de Queijo.
"A possibilidade de abrir uma franquia me deu coragem para sair do emprego", afirma ela.
Redes como Habib's, Dunkin'Donuts e Fastsings estão se preparando para ocupar esse mercado ascendente do Rio de Janeiro.
O Habib's -que vai inaugurar duas lojas até o final do ano- pretende chegar a 50 unidades no Estado em cinco anos.
"Resolvemos apostar no mercado do Rio por causa da revitalização da economia local", diz o diretor de operações do Habib's, João Augusto Ribeiro Penna, 48.
A Dunkin'Donuts pretende ter 72 pontos-de-venda até 2003. De acordo com o master-franqueado (quem trouxe a marca para o Brasil), Gerson Keila, 42, "o Rio é o segundo maior mercado do país".
Números sobre a economia do Estado justificam esse interesse. Dados da Fundação Getúlio Vargas mostram que o PIB (Produto Interno Bruto) fluminense cresceu 5,52% em 1995 -ficando acima da média nacional (4,2%).
Outro fator que favorece o crescimento de franquias no Estado é a expansão de shopping centers.
Segundo Humberto Motta, 50, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, "estão sendo investidos US$ 750 milhões em oito novos shoppings até o fim do ano e na ampliação de outros já existentes".

Texto Anterior: Como montar uma papelaria?
Próximo Texto: Franquia de pôsteres pede R$ 28 mil de investimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.