São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Segundo tempo; Enquanto isso...; De olho na sucessão; Fronteira; À distância; Torniquete; Sem apoio; Proveito próprio; Haja otimismo; Puxão para a esquerda; A outra presidência; Preocupação ecumênica; Bravata explícita; Neutralidade absoluta; Conta outra; Chave de ouro

DE OLHO NA SUCESSÃO

Segundo tempo
Caciques tucanos dizem ter recebido um recado de Erundina: logo após 3 de outubro ela vai procurar o PSDB e propor uma aliança para o segundo turno. O apoio implicaria um governo de coalizão. Só falta ela chegar lá.

Enquanto isso...
No PSDB, Serjão anda espalhando que já há uma pesquisa que aponta empate técnico entre Serra e Erundina. Verdade ou não, servirá de argumento pelo voto útil, usado pelos tucanos para roubar eleitores do PT.

Seja quem for o segundo colocado no próximo dia 3 em São Paulo, os tucanos ligados ao governo federal vêem com simpatia uma eventual aliança com o PT no segundo turno. Para FHC, hoje, Maluf é pior do que Lula.

Fronteira
Os militares vigiam a guerilha colombiana porque há a possibilidade de, durante uma operação de fuga, os guerrilheiros acabarem invadindo alguma faixa do território brasileiro. Daí a idéia de ter mais mais tropas na vigilância.

À distância
Os militares vigiam a guerrilha colombiana porque há a possibilidade de, durante uma operação de fuga, os guerrilheiros acabarem invadindo alguma faixa do território brasileiro. Daí a idéia de ter mais tropas na vigilância.

Torniquete
Os atuais prefeitos que se preparem: após a eleição, vai ficar mais difícil arrancar repasses do governo federal. A área econômica teme que prefeitos derrotados usem a verba para outros fins que não os de direito.

Sem apoio
Ainda bem que Jatene fez que acreditou na versão branda dada pelo próprio FHC ao discurso em que criticou seu subordinado. Se o ministro ensaiasse um pedido de demissão, ninguém iria pedir para ele ficar.

Proveito próprio
O risco de esvaziamento do governo, se a reeleição não passar, é um argumento que Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA) pretende usar a favor da emenda. Acha que vai funcionar, pois ninguém quer que isso ocorra.

Haja otimismo
Na avaliação de José Aníbal (PSDB-SP), os tucanos ganham a eleição ou passam para o segundo turno em seis capitais. O que aumentaria o cacife do partido no Planalto. Aníbal inclui São Paulo e Recife na lista.

Puxão para a esquerda
Ciro Gomes torce para que Itamar não vá para o PMDB. Acha que o partido não participará da frente de centro-esquerda em articulação para 98. Com exceção de um ou outro peemedebista.

A outra presidência
O Planalto pode dar uma ajuda para Sarney presidir a Academia Brasileira de Letras em 97, ano de seu centenário. Só depende do comportamento que o imortal terá ao votar a reeleição.

Preocupação ecumênica
A Igreja Metodista divulgou cartilha com orientações eleitorais para fiéis. Pede exame "da coerência moral e política da trajetória e da história dos candidatos" e dos "grupos econômicos interessados na eleição".

Bravata explícita
Em conversa com líderes do governo, Jáder Barbalho (PA) avisou que o PMDB não vai entregar de graça a presidência do Senado ao PFL. Jurou que tem reserva técnica para garantir a maioria ao partido.

Neutralidade absoluta
Michel Temer (PMDB-SP) espera as eleições municipais para definir o nome do deputado que vai presidir a comissão da reeleição. Mas já traçou o perfil: tem que ser um fervoroso defensor de mais quatro anos para FHC.

Conta outra
Inocêncio Oliveira (PFL-PE) propõe um acordo aos outros candidatos a presidente da Câmara. Que a disputa não interfira na emenda da reeleição. Para não atrapalhar sua aprovação. Quer o apoio de FHC.

Chave de ouro
A delegação do Banco Central que vai à reunião anual do FMI, em Washington, terá dois ex-chefes de departamento que se aposentaram em agosto.

TIROTEIO
- FHC, que já foi à China, à França, à Cochinchina, deveria vir para Alagoas conhecer a situação da população. Só dar migalhas para o governador não vai ajudar nada.

Próximo Texto: Baixarias divinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.