São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Petistas honestos votam em mim'

Gilson Menezes foi prefeito pelo PT em 82

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Num pequeno comício feito sexta-feira em apoio a um candidato a vereador do PSB, na favela Jardim das Nações 2, Gilson Menezes disse que "até os petistas honestos vão votar no Gilson Menezes". O candidato do PSB aposta na atual divisão do PT na cidade e na lembrança de sua primeira gestão à frente da Prefeitura de Diadema.
Nascido em Miguel Calmon, na Bahia, Gilson chegou a São Paulo em 1960. Foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e participou das famosas greves de 78/79, ao lado de Lula, de quem era amigo.
Em 82, com apoio do Lula, se elegeu prefeito de Diadema, única cidade conquistada naquele ano pelo PT em São Paulo. Em 88, último ano de mandato, não conseguiu que o PT indicasse o seu candidato à sua sucessão, e deixou o partido.
Hoje, Gilson e Lula não se falam. Num comício em apoio a Zé Augusto, em Diadema, este ano, Lula teria chamado Gilson de "rei do gado", insinuando que o candidato do PSB enriqueceu na política. "Eu perdôo o Lula, é uma pessoa de bom coração. Eu continuo o mesmo, continuo pobre", diz.
Após sair do PT, em 88, Gilson, 47, ingressou no PSB, partido pelo qual se elegeu deputado estadual em 90.
Em 94, trocou o PSB pelo PMDB e se reelegeu deputado estadual. No ano seguinte, retornou ao PSB para disputar a Prefeitura de Diadema.
Em sua campanha, Gilson fala principalmente de suas realizações na prefeitura. (MSy)

Texto Anterior: 'Meu adversário é um retrocesso'
Próximo Texto: FHC discute reeleição com petista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.