São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O Excesso' quer ser contraponto à Bienal

KATIA CANTON
ESPECIAL PARA A FOLHA

Eis uma mostra assumidamente excessiva. Concebida por Ricardo Ribemboim e Vitória Daniela Bousso, com curadoria da segunda, "O Excesso" recheia a partir de amanhã o espaço do Paço das Artes com obras de 39 artistas, entre pinturas, esculturas, roupas, fotos, vídeo, cinema e teatro.
Ribemboim e Bousso pensaram o tema como contraponto à idéia de "desmaterialização da arte", proposta pela 23ª Bienal. Assim, empanturram o espectador com construções matéricas originais.
Destrinchando uma noção aparentemente caótica, a curadora criou sub-temas, que separam diferentes possibilidades de se lidar com o excesso. Há obras excessivas pelo uso explosivo de cores e padronagens, como na obra de Beatriz Milhazes. Outras denotam um clima barroco, seja nas telas de Adriana Varejão ou nos vídeos de Tadeu Jungle. Há também o excesso pelo avesso, o excesso de organização espacial, como no trabalho de Fajardo e Annarê Smith.
Eli Sudback aprisiona pequenas imagens do universo gay dentro de uma mala de retirante. Caito cria objetos escultóricos que celebram a abjeção, aglomerando pregos e latas de óleo. Edith Derdyk costura e recorta, marcando seu trabalho pelo tempo.
Telas de Marco Paulo Rolla, figurando o consumo doméstico, desembocam numa mostra de design. Ali, aparelhos estão na berlinda da inutilidade: canivete suíço, controle remoto. Ao lado estão cadeiras de papel dos irmãos Campana e vidros do casal Prado. A moda está nas roupas de tecido e látex de Alexandre Herchcovitch e um explosivo humor em tênis com grama de Ronaldo Fraga.

Exposição: O Excesso
Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, 1, Cidade Universitária, tel. 813-3627) Quando: a partir de amanhã, até 10 de dezembro

Texto Anterior: Cineasta de Ribeirão Preto é assistente de Bertolucci
Próximo Texto: A arte é portadora da verdade permanente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.