São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dionisio Neto apresenta seus adolescentes assassinos

Dramaturgo lê sua nova peça amanhã na Folha

DA REDAÇÃO

A Folha promove amanhã a leitura da peça "Desembestai! -Diálogos Incidentais sobre o Cotidiano de Pessoas Comuns da Cidade Perdida de D., num Misto de Agonia e Êxtase", de Dionisio Neto.
O elenco que fará a leitura é formado por Cláudia Schapira, Lu Grimaldi, Dionisio Neto e Renata Jesion.
"Desembestai!" conta a história dos moradores de um prédio, vizinho a um presídio, composto de seis apartamentos, com dois moradores cada um. Entre eles, um travesti grávido, um ministro, um padre, um terrorista e um lutador de boxe.
Dois adolescentes "serial killers" começam a assassinar os habitantes do edifício. Um deles é filho do candidato à Presidência dos EUA.
"O texto mostra a violência das grandes cidades. As crianças e os adolescentes acabam refletindo isso. Estou colocando essa questão em discussão", diz Neto, que afirma que ainda não terminou de escrever a peça.
"A leitura será uma espécie de ensaio. A partir dela, poderemos alterar alguns aspectos da história, apesar de a estrutura já estar pronta."
Segundo o dramaturgo, "Desembestai!" é formada por vários quadros que vão se misturando. Os temas das esquetes baseiam-se nos Sete Sacramentos da Igreja Católica, como, por exemplo, o batismo, a crisma e o matrimônio. Entre as histórias, há a de duas prisioneiras que querem ser rebatizadas.
Dionisio Neto tem 24 anos de idade e escreveu sua primeira peça aos nove. Nascido no Maranhão, veio para São Paulo ainda criança. Trabalhou no Teatro Oficina de José Celso Martinez Corrêa em "Mistérios Gozosos" e "Hamlet".
Durante três anos, esteve com o diretor Antunes Filho, participando de peças como "Vereda da Salvação", de Jorge de Andrade.
Além de "Desembestai!", Neto escreveu "Perpétua" e "Opus Profundum", encenadas este ano em São Paulo.

Texto Anterior: A Fleur de Peau anuncia vinda ao Brasil
Próximo Texto: Estudantes protestam contra Jackson
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.