São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato sérvio acusa OSCE de manipular votação

Recontagem de votos confirma vitória de muçulmano na Bósnia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A recontagem dos votos das eleições na Bósnia confirmou a vitória do muçulmano Alija Izetbegovic para a chefia da Presidência colegiada do país, disse ontem a entidade que supervisionou a votação.
"A primeira rodada de recontagem dos votos foi completada. Izetbegovic venceu", disse Jeff Fischer, diretor da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) na Bósnia.
Anteontem, representantes da entidade disseram que a vitória de Izetbegovic não poderia ser considerada certa. O anúncio definitivo deve ser feito somente no próximo final de semana.
Krasjisnik acusou a OSCE e a Federação Muçulmano-Croata de impedir a vitória de seu partido com manipulações.
"Muita gente votou por correio, e os colégios eleitorais receberam mais de 400 sacolas com papeletas sem nenhuma identificação", disse o sérvio Krasjisnik.
A recontagem foi necessária, segundo a OSCE, porque foram encontrados diversos erros na apuração. Esses erros poderiam fazer as votações de cada candidato oscilar entre 50 mil e 60 mil, levantando dúvidas quanto ao real desempenho do muçulmano.
Izetbegovic teve 731.024 votos, contra 690.130 de Krajisnik. O candidato croata, Kresimir Zubak, teve 329.891 votos.
O chefe da Presidência da Bósnia vai representar o país internacionalmente. Todas decisões terão de ser tomadas em consenso entre os representantes muçulmano, sérvio e croata.

Texto Anterior: Brasil abre Assembléia Geral com críticas às Nações Unidas
Próximo Texto: Polícia da Alemanha 'intimida' com cartas grupos neonazistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.