São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manuscritos fascinam no Trinity College

ALCINO LEITE NETO
DO ENVIADO ESPECIAL À EUROPA

As águas muito escuras do rio Liffey cortam Dublin ao meio e, pelas margens, despejam histórias que dizem respeito aos grandes estratagemas políticos e às perversas estratégias da literatura.
Dublin é uma terra de escritores, pensadores e rebeldes políticos notáveis. Portanto, não é à toa que entre suas principais atrações esteja o Trinity College, a mais famosa universidade do país.
O Trinity foi fundado em 1592 por Elizabeth 1ª. Na origem era uma escola exclusivamente protestante. Só nos anos 70 os católicos começaram a frequentá-la.
Foi ali que estudaram os escritores Jonathan Swift, Bram Stoker e Samuel Beckett, bem como o filósofo Edmund Burke.
O Trinity é um formidável conjunto de edifícios no lado sul do rio Liffey, cuja arquitetura encanta mais pela severidade do que pelo brilho da construção.
Luminosa é a Old Library, biblioteca do Trinity com 200 mil textos antigos -entre eles esplêndidos manuscritos medievais, que o visitante não deve deixar de ver (leia abaixo sobre outras atrações).

Texto Anterior: Ocidente vive "febre" irlandesa
Próximo Texto: Museu revela arte irlandesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.