São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Futuro prefeito é um sortudo', diz governo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JAGUARIBARA

O futuro prefeito de Nova Jaguaribara administrará uma cidade planejada pelo governo do Ceará para servir como modelo de urbanização no Estado. O governo cearense investirá R$ 56 milhões na construção da cidade.
A coordenadora do projeto Nova Jaguaribara, Marilac Cabral, disse que a zona urbana de Nova Jaguaribara terá uma estrutura completa de saneamento básico, ruas pavimentadas, energia elétrica, telefone, área de lazer e rede de saúde e educação.
"Poderíamos dizer que o futuro prefeito de Nova Jaguaribara é um sortudo. Receberá uma cidade pronta e planejada de acordo com a topografia, clima e cultura da região", disse ela.
Segundo Marilac Cabral, o projeto urbanístico da nova cidade foi elaborado por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Ceará, acompanhados por uma comissão de moradores de Jaguaribara.
O início das obras está previsto para janeiro de 1997 e o término para junho de 1998, seis meses antes da inauguração do açude Castanhão.
75 mil habitantes
Nova Jaguaribara fica a 2 km da barragem do açude e a 50 km de Jaguaribara.
Serão assentadas inicialmente em Nova Jaguaribara as cerca de mil famílias que moram nas áreas inundadas.
A cidade tem planejamento para crescer até 75 mil habitantes.
Cada morador proprietário de uma casa em Jaguaribara receberá gratuitamente uma outra na nova cidade. Em Nova Jaguaribara, as casas terão três tamanhos-padrão, de 50 m2, 100m2 e 150m2.
O tamanho da nova casa será equivalente ao da original.
Quem possui imóveis não-residenciais também receberá um equivalente.
A Igreja Católica de Nova Jaguaribara será uma réplica da existente na área condenada.
Financiamento
A nova cidade terá uma zona comercial e outra institucional -onde serão construídos escolas, hospitais e prédios públicos.
Os moradores que pagam aluguel terão acesso a uma linha de financiamento da casa própria. Os proprietários rurais serão indenizados por suas áreas.

Texto Anterior: Cidade condenada no Nordeste vive campanha eleitoral sem promessas
Próximo Texto: Pedreiro "investe" em 2 casas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.