São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Bola 'muda a cara' para pegar nos EUA

Liga do país adota 'estilo americano' de disputa

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O futebol pode dar hoje, quando começam os playoffs da MLS (Major League Soccer), a liga profissional, um passo decisivo para sua efetiva implantação nos EUA.
Esporte mais popular do mundo, o futebol jamais conseguiu se enraizar no território norte-americano. Neste ano, com a criação de uma liga profissional da modalidade nos moldes da NBA, esse objetivo está bem perto de ser alcançado.
A MLS, seguindo o modelo dos campeonatos dos esportes mais populares dos EUA -futebol americano, basquete e beisebol-, tem total controle sobre os clubes, que, na verdade, são franquias.
A entidade cuida dos contratos publicitários, cria limites orçamentários, estipula limite de importação de estrangeiros e regulamenta toda as normas do torneio.
A MLS adotou o "padrão ianque" para esportes: tem duas Conferências (Leste e Oeste), conta com um All-Star Game (jogo com os principais atletas do campeonato) e usa o sistema de drafts (seleção de jogadores universitários).
A "fórmula norte-americana" para esportes parece estar funcionando com o futebol. Nos próximos anos, estuda-se a possibilidade de quatro novas equipes, leia-se empresas, disputarem a MLS. A médio prazo, times canadenses também poderiam jogar o torneio, como ocorre em outros esportes.
Os playoffs
Uma das grandes características dos principais torneios nos EUA é a disputa de playoffs, fase decisiva em que os melhores times se enfrentam em uma série de partidas.
A fase de classificação foi encerrada anteontem, com a vitória do LA Galaxy sobre o Dallas, por 2 a 1.
Os times disputam agora uma série melhor de três partidas, sendo que o campeão de cada Conferência enfrenta o pior time de sua chave.

Próximo Texto: Tabela evita concorrência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.