São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996 |
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Avaliação é a maior feita no Estado
DA REPORTAGEM LOCAL A rede estadual de São Paulo já realizou outras três avaliações esta década, mas nenhuma com a abrangência e profundidade da que ocorreu este ano.As avaliações anteriores tinham objetivos mais específicos, como por exemplo avaliar os resultados de diferentes políticas educacionais: Ciclo Básico (governo Franco Montoro), Jornada Única (Orestes Quércia) e Escolas Padrão (Luiz Antonio Fleury). "O objetivo dessa nova pesquisa é fazer uma avaliação que possa servir de referencial para todas as escolas, para que elas possam se olhar e definir seu projeto pedagógico", diz a secretária da Educação, Rose Neubaer. As provas foram formuladas com base no currículo feito na segunda metade dos anos 80 pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da secretaria. Além de técnicos do governo, participaram da elaboração da prova professores da rede. Os alunos foram divididos para fazerem as provas -quem respondeu questões de matemática, por exemplo, não foi examinado em português. Depois da realização da prova, no dia 23 de abril, os próprios professores das escolas fizeram a correção das questões. Desta forma, cada escola teve, imediatamente, um perfil de seu desempenho. Há tabulações de resultados por escola -embora o governo não tenha apresentado dados que permitam formular um ranking das melhores escolas do Estado-, e por Delegacia de Ensino (146 ao todo no Estado). Texto Anterior: Melhores escolas de SP estão no interior Próximo Texto: 'Campeãs' da capital têm perfis opostos Índice |
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