São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Glamour dos 60 volta em 'I Shot Andy Warhol'

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Tem umas partes excessivamente politizadas e panfletárias. Mas o tema é maravilhoso e a atriz que vive Valerie Solanas está perfeita no papel. Assim é, em três frases, o filme "I Shot Andy Warhol", de Mary Harron, finalmente em exibição hoje e amanhã em São Paulo.
Primeiro, é necessário contextualizar o filme dentro da 'Warholmania' que tomou conta das artes e do comportamento na última temporada, na cena internacional. Foram exposições, lançamentos de livros e filmes acerca do universo do mestre maior do pop, morto em 87.
Voltaram "à moda" os valores e os personagens da lendária Factory, o ateliê de Warhol, centro de toda a produção underground nova-iorquina. Para dizer o mínimo.
Acertando já a partir do título, "I Shot Andy Warhol" (eu atirei em Andy Warhol) trata da vida da militante gay Valerie Solanas, que em 68 atirou no artista. Ao mesmo tempo, o filme usa como pano de fundo o glamour e a efervescência do mondo Warhol naquela década.
São deliciosas as cenas passadas junto ao clã da Factory -festas, jantares, telefonemas. A trilha e os personagens valem por si a ida ao cinema. Em especial Candy Darling, o histórico travesti, interpretado pelo top bofe Stephen Dorff.
Vítima de abuso sexual pelo pai na infância, prostituta na idade adulta, Valerie desenvolve inteligência e total desprezo por homens.
Insistindo agressivamente para que Warhol produzisse uma peça sua, a escatológica "Up Your Ass", Solanas acaba "excomungada" do clã. O resto já é história.

Filme: I Shot Andy Warhol (EUA, 1996)
Direção: Mary Harron
Elenco: Lili Taylor, Jared Harris, Stephen Dorff, Lothaire Bluteau, Martha Plimpton
Quando: hoje, às 19h e 0h. Sábado, às 16h30
Onde: Espaço Unibanco (sala 2)

Texto Anterior: 'Zero Kelvin' brutaliza homem
Próximo Texto: Drama adolescente não empolga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.