São Paulo, sábado, 28 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Quem Matou Pixote?" é melodrama social

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Todo mundo conhece, em linhas gerais, a história de Fernando Ramos da Silva, o garoto pobre de Diadema que teve seus 15 minutos de glória ao estrelar "Pixote" (1980), de Hector Babenco.
Depois de tentar sem sucesso seguir carreira de ator, Fernando passou a praticar pequenos crimes e acabou morto pela polícia.
Joffily fez dessa história terrível um eficiente melodrama social, em que Fernando é alçado a exemplo do desperdício de talentos a que leva a truculenta realidade do país.
É sobre essa idéia simples que Joffily monta seu longa-metragem, usando todos os recursos à mão para buscar a adesão do público.
O entrecho esquemático, a dramaturgia próxima à das telenovelas, a música sentimental e as lágrimas dos atores estão ali para isso mesmo: emocionar o espectador.
A julgar pela reação do público do Festival de Gramado, o objetivo foi alcançado. O filme ganhou o prêmio do júri popular, além dos kikitos de filme, atriz (Luciana Rigueira), ator (Cassiano Carneiro), roteiro, fotografia e música.
Com excelentes performances dos atores, bom sentido do ritmo e uso inteligente da música (Roberto Carlos e Raul Seixas em especial), "Quem Matou Pixote?" tem tudo para ser um filme de sucesso.
Um último reparo. Numa cena de hospital, há uma só cama, num galpão vasto e deserto. Esse irrealismo cenográfico surge como ruído numa narrativa até então atenta à verossimilhança.

Filme: Quem Matou Pixote?
Direção: José Joffily
Elenco: Cassiano Carneiro, Luciana Rigueira, Joana Fomm, Tuca Andrada Quando: hoje, às 21h e às 23h
Onde: Espaço Unibanco de Cinema (r. Augusta, 1.475/1.470, tel. 288-6780)

Texto Anterior: 'Cooperativa' de artistas abre mostra
Próximo Texto: Ator de Tarantino estréia na direção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.