São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos cria 1ª república para idosos

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A Prefeitura de Santos (SP) inaugurou ontem a primeira república de idosos da cidade (72 km a sudeste de São Paulo, no litoral do Estado).
Conforme estimativa da prefeitura, 20% dos 420,3 mil habitantes de Santos (IBGE, agosto de 1995) têm mais de 60 anos.
A casa onde funcionará a república, no bairro Vila Nova (região central), é a primeira a ser entregue pelo projeto de locação social.
O projeto prevê a reforma pela prefeitura de imóveis deteriorados cujos proprietários aceitarem cedê-los para locação social por um prazo mínimo de cinco anos.
Outros quatro imóveis na região central da cidade passam por reformas para receber famílias moradoras em cortiços.
Entre 55 e 86 anos
A República Para a Terceira Idade Bem Viver vai abrigar 14 pessoas (duas por quarto) com idades entre 55 e 86 anos.
A casa foi cedida à prefeitura pela fundação Ruth Alexandre Mahfuz. Possui sete quartos, duas cozinhas, uma área de serviço, duas salas de convivência e três banheiros.
Cada um dos moradores pagará um aluguel de R$ 29,70 para a Cohab (Companhia de Habitação da Baixada Santista). Eles elegeram um síndico e vão dividir despesas com energia elétrica, água, limpeza e alimentação.
A seleção dos moradores foi feita pela Cohab a partir dos centros municipais de convivência, que mantêm 5.300 idosos cadastrados e realizam atividades e cursos destinados à terceira idade.
Segundo a coordenadora do Projeto de Locação Social, Yvonne de Oliveira Morozetti, tiveram prioridade idosos abandonados pelas famílias, de menor renda e que tinham piores condições de moradia.
Os recursos para o projeto são provenientes do Fincohap (Fundo de Incentivo à Construção de Habitação Popular), que recebe o equivalente a 5% do Orçamento do município.
O Orçamento deste ano é de R$ 12,5 milhões. O fundo também financia projetos de urbanização de favelas e de lotes.
Os 14 idosos da república deverão começar a mudar para a república a partir de sábado. Eles organizaram um baile e um bingo a fim de arrecadar recursos para mobiliar a casa.
A proposta de criação de repúblicas da terceira idade foi apresentada pelos próprios idosos durante a Conferência Municipal de Habitação, no ano passado.
Há outros 117 idosos cadastrados no projeto de locação social.

Texto Anterior: Unicef indica cidades 'amiga das crianças'
Próximo Texto: Saúde dos EUA aprova 1ª pílula de emagrecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.