São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
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Oferta de escritórios já supera a de 95

DA REPORTAGEM LOCAL

Os lançamentos de imóveis comerciais em São Paulo ultrapassaram, nos primeiros oito meses deste ano, o total registrado em 95.
Esse resultado confirma a recuperação do segmento, que atravessou um período de recessão iniciado no Plano Collor, em 1990, e que durou pelo menos até os primeiros meses do Plano Real, em 1994.
Entretanto, o aumento do número de lançamentos indica, também, um futuro excesso de oferta que pode afetar o principal motivo por que muita gente investe em imóveis comerciais: o aluguel.
Imóveis pequenos
Os lançamentos mais recentes no mercado paulistano mostram que a ênfase, hoje, recai sobre o comprador particular, que procura imóveis pequenos.
Em geral, os novos produtos têm até 50 m² de área útil e possuem financiamentos em até 60 meses.
Quem compra um imóvel desse tipo pode ter dois objetivos: ou instalar nele o seu negócio ou alugá-lo a terceiros. A legislação do aluguel comercial é menos rigorosa do que a do residencial.
Outro fator que se destaca é a chegada, nos escritórios de pequeno porte, de muitos dos recursos tecnológicos que se tornaram indispensáveis nos edifícios ocupados por grandes empresas.
Por exemplo, a implantação de "shafts", que são dutos que seguem o prédio em todo a sua altura a fim de permitir a passagem de fiações e facilitar a instalação de sistemas de informática e telefonia e fiações de todos os tipos.
Novos empreendimentos com escritórios de área reduzida também estão trazendo ar-condicionado central e salas de convenções, entre outros recursos.

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